É uma Pessoa Altamente Sensível?

31 de Janeiro, 2021

Imagine todos os seus sentidos em alerta. Imagine as suas emoções ampliadas e uma empatia sem limites. Estas são algumas das características que pode encontrar numa PAS, Pessoa Altamente Sensível. Um conceito que surgiu nos anos 90, nos Estados Unidos. São pessoas que absorvem a vida por osmose e são, fortemente, estimuladas pelo meio envolvente. Por vezes, tem dificuldade em gerir a avalanche de emoções, pensamentos ou sensações que as invade. Podem, por isso, ter necessidade de se isolar de modo a processarem toda a informação que recebem. Sentem-se diferentes e pensam estar sozinhos no mundo. Os especialistas garantem que não e estimam que representem entre 20 a 25 por cento da população.

Nem todas as PAS são iguais. Algumas são mais sensíveis à luz, outras ao barulho ou aos odores. Digamos que filtram a realidade com a lente própria da sua sensibilidade. Dotadas de uma forte intuição e facilidade e profundidade de análise sentem necessidade de criar ligações e de dar um sentido à vida. São pessoas de causas e interessadas em temas como, por exemplo, o ambiente ou os animais. Podem trabalhar nas mais diversas áreas. Têm, no entanto, tendência para exprimir a sensibilidade através da arte, da comunicação da saúde ou do ensino.

Homens e mulheres que são, também, mestres em camuflagem para se integrarem numa sociedade cada vez mais exigente. Os homens, provavelmente, por uma questão cultural e as mulheres por uma necessidade de afirmação e reconhecimento profissional.

Alguns especialistas defendem que se nasce PAS, outras que é possível tornar-se numa delas através de uma maior consciencialização e abertura ao mundo.

Fique atento, talvez encontre uma delas à sua volta!

 

Total: